sexta-feira, 19 de agosto de 2016


Venha conhecer Navegantes!





        Privilegiada pela natureza, a cidade de Navegantes nasceu voltada para o mar e logo foi colonizada por açorianos. Conta com um povo hospitaleiro e ostenta um dos mais belos balneários de Santa Catarina, com inúmeros pontos turísticos. Destaque para o Farol da Barra, com a entrada e saída de navios diariamente, o Aeroporto, e suas praias, que durante a temporada, recebem veranistas e turistas de todos os locais do país e até do exterior. O Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes recebe a visita de milhares de fiéis durante o ano. O carnaval atrai um número incontável de foliões pelo brilho, pela animação e pelo luxo. Para impulsionar ainda mais o desenvolvimento turístico e econômico, o poder público municipal vem investindo em obras de infra-estrutura e embelezamento da cidade.


DIAGNÓSTICO DO MUNICÍPIO DE NAVEGANTES


Unidade Federativa: Santa Catarina.
Mesoregião: Vale do Itajaí.
Microrregião: Itajaí (Balneário Piçarras, Ilhota, Itajaí, Luiz Alves e Penha).
Distância da Capital do Estado: 92km.

Limites:
Ao norte com Penha e Balneário Piçarras, ao oeste com Ilhota e Luiz Alves, ao leste com Oceano Atlântico e Sul com Itajaí, separados territorialmente pelo largo rio Itajaí-Açu.

Superfície:
Área de 111,461km² com 456,6 habitantes/km².

Vegetação:
Predominantemente Mata Atlântica Tropical

Climas e Condições Metereológicas:

Subtropical mesotérmico úmido com oscilações entre 18ºC e 30ºC

Relevo:
Latitude: 26º53’56” sul
Longitude: 48º39’15” oeste
Altitude: 2 metros
Território predominantemente plano.



       Pontos Turísticos

Praias: Com uma orla marítima de aproximadamente 12 quilômetros, divididas em Praia Central, Meia Praia e Gravatá, Navegantes se destaca com suas praias de águas limpas, próprias para o banho, prática de esportes aquáticos e pesca. O Surf é uma das modalidades esportivas mais praticadas no município. Surfistas da cidade e de regiões vizinhas encontram nas praias de Navegantes as condições ideais para a prática do esporte durante o ano todo.
Avenida Beira Mar: Com uma ampla avenida que segue por toda a orla marítima, oferece um extenso calçadão ideal para caminhadas e passeios turísticos, possibilitando visualizar o mar e sua vegetação nativa preservada.
Pedra da Miraguaia: Ponto marcante na Praia de Gravatá, a pedra é conhecida como viveiro natural de mariscos e atrai muitos amantes da pesca de arremesso.
Farol da Barra: Um dos principais símbolos do turismo na cidade, molhes como é conhecido, foi construído entre 1930 e 1938. O farol atrai inúmeros visitantes por causa de sua proximidade com embarcações de pesca e os navios que diariamente entram e saem do Porto de Itajaí e Navegantes. O local também é muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso.
Santuário e Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes: Localizado no centro da cidade, próximo ao ferry boat, o santuário é um dos principais cartões postais da cidade e atrai fiéis de todas as regiões do país. Além de sua belíssima igreja centenária, o santuário é formado também por uma construção em forma de barco, que abriga a Secretaria Municipal de Turismo e uma gruta homenageando a padroeira do município, protetora dos pescadores e navegadores.
Morro da Pedra: Localizada no bairro Escalvados e envolto a mata atlântica preservada, o morro está estruturado com rampas para vôos de asa delta e parapentes, ideal para os amantes de esportes radicais. Além disso, oferece trilhas para aqueles que apreciam o turismo ecológico.




Hidrografia:

Ao norte, a divisa da cidade com o município de Penha é feita pelo Rio Gravatá.
Ascendente Rio Gravatá, o Ribeirão Guaporuma corta a região central do norte ao sul.
Ascendente do Ribeirão Guaporuma, o Ribeirão das Pedras divide os bairros Gravatá e Meia Praia.
Os bairros Gravatá e Meia Praia são divididos pelo Ribeirão das Pedras;
Ribeirão São Domingos é localizado na área centro sul da cidade que acompanha os primeiros quilômetros da BR 470;
Rio Itajaí Açu é marco de divisa de Navegantes ao sul da cidade com Itajaí;
Ribeirão do Baú finda território de Navegantes ao Oeste com a cidade de Ilhota;
O Rio Luiz Alves é o divisor de terras de Navegantes e Luiz Alves;
Ao leste cercado pelo Mar (Oceano Atlântico).

                              


Acessos:
Ao norte pela Rodovia Ivo Silveira;
Ao leste por mar;
Ao sul pelo Rio Itajaí Açú. Terminais Portuários e Terminal de Ferry Boat;
Ao oeste pelas Rodovias BR 101 e BR 470.

Fatores Psicossociais:
Gentílico: Navegantino ou dengo-dengo.
Colonização: Açoriana
Numeração: 60.588 - habitantes 

Fonte: http://www.navegantes.sc.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário