segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Fique por dentro do mercado! Saiba quais são os índices de atualização e as taxas que reagem os financiamentos

    No momento que uma pessoa está atrás de um imóvel para comprar, algumas dúvidas aparecem e devem ser solucionadas para que não haja nenhum tipo de problema no momento da negociação ou no futuro o que seria ainda pior, pois o proprietário já estaria com a casa. As dúvidas geralmente são sobre as taxas que são cobradas em cima das prestações durante a obra ou até mesmo depois do empreendimento já estar construído. Sempre ouvimos sobre o INCC – como falamos anteriormente – o CUB e sobre o IGP-M, mas decidimos dar uma abrangência, sobre esses termos para auxiliar a todos nesse momento.



INCC

O Índice Nacional da Construção Civil, também conhecido por sua sigla INCC é usado para corrigir as parcelas dos empreendimentos, tanto na planta quanto em construção, isso até ele ficar concluído. Mas por que o reajuste é feito? Ele é feito para ficar sempre atualizando o valor que está sendo pago pelo cliente, isso de acordo com a variação do preço de tudo o que envolve a construção do imóvel, como os materiais para a construção, os salários e todo o gasto que pode ir mudando por diversos valores, entre eles a inflação nos produtos.

CUB

O CUB (Custo Unitário Básico) funciona mais ou menos como o INCC e ele vai atualizar as parcelas dos imóveis que ainda não estão concluídos. O CUB é calculado baseado no custo médio do metro quadrado do imóvel construído. E assim como o anterior, vai levar em questão o valor dos equipamentos para a construção, os materiais, todas as despesas que envolvem a construção do imóvel e etc. Isso não é algo calculado nacionalmente. O sindicato de cada estado calcula esse valor.

IGP-M

Diferente dos anteriores, o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), será o índice que vai calcular os valores das prestações depois que o imóvel já está pronto, já que os outros cuidavam da parte em que ele estava na planta ou sendo construído. O IGP-M só será utilizado quando o financiamento do imóvel é feito direto com a construtora responsável.

Mas como o IGP-M é calculado?

– IPC (Índice de Preços ao Consumidor) que será correspondente a 30% do IGP-M.

– IPA (Índice de Preços por Atacado) que corresponde a 60% do IGP-M.

– INCC ( Índice Nacional de Custo da Construção, que será correspondente a 10% do IGP-M

TR

Utilizada pelos bancos, a TR (Taxa Referencial) é usada junto às parcelas do financiamento do imóvel. O valor dessa taxa é definido mensalmente pelo Banco Central e isso é feito de acordo com a remuneração média das aplicações feitas pelo banco.  TR é utilizada como referência para o reajuste na caderneta de poupança e em contratos, por exemplo.

Fonte: Imovel web - Agencia MY

Nenhum comentário:

Postar um comentário